Da interpretação à conceituação: uma sequência didática baseada no uso de problemas envolvendo funções exponenciais e logarítmicas Interpretation to the concept: a sequence based on the use of didactic problems involving exponential and logarith

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso Instituto de Matemática da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p163

Resumo

Neste artigo, a intenção foi apresentar o desenvolvimento de uma pesquisa em nível de mestrado, envolvendo funções, funções exponenciais e logarítmicas, através do uso de situações problema em sala de aula. A proposta parte da hipótese que a investigação dos problemas cotidianos que são modelados, envolvendo o estudo dessas funções, proporciona aos alunos melhor compreensão dos conceitos e definições matemáticas envolvidos. A partir da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da teoria das Representações Semióticas de Duval, foram buscados os subsídios necessários para analisar as sequência didática proposta dos alunos e, com isso, justificar a escolha metodológica para aplicação das atividades.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Instituto de Matemática da UFRGS.

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Professor do Instituto de Matemática da UFRGS.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos