Da interpretação à conceituação: uma sequência didática baseada no uso de problemas envolvendo funções exponenciais e logarítmicas Interpretation to the concept: a sequence based on the use of didactic problems involving exponential and logarith
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p163Resumo
Neste artigo, a intenção foi apresentar o desenvolvimento de uma pesquisa em nível de mestrado, envolvendo funções, funções exponenciais e logarítmicas, através do uso de situações problema em sala de aula. A proposta parte da hipótese que a investigação dos problemas cotidianos que são modelados, envolvendo o estudo dessas funções, proporciona aos alunos melhor compreensão dos conceitos e definições matemáticas envolvidos. A partir da teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e da teoria das Representações Semióticas de Duval, foram buscados os subsídios necessários para analisar as sequência didática proposta dos alunos e, com isso, justificar a escolha metodológica para aplicação das atividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).