Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão Reflections on use of material in school teaching of mathematics manipulable: trial of action to ponder

Autores

  • Fredy Coelho Rodrigues IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Eliane Scheid Gazire PUC-MINAS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p187

Resumo

 O objetivo desse estudo bibliográfico foi apresentar reflexões sobre a importância da correta utilização de materiais didáticos manipuláveis (MD) no ensino de matemática. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo metanálise, em livros e artigos científicos, com a finalidade de investigar e compreender de que forma o uso dos materiais didáticos manipuláveis pode intervir no processo de ensino aprendizagem da matemática, tendo em vista que estes proporcionam aos alunos maior interesse e cuidados por parte do professor durante a utilização. Os estudos analisados apontam a existência de uma proposta de utilização do MD como meio auxiliar do processo ensino aprendizagem. Nessa proposta, o professor deverá atuar como um mediador na construção do conhecimento matemático, orientando o aluno a realizar uma ação reflexiva sobre MD durante a atividade experimental.

Biografia do Autor

Fredy Coelho Rodrigues, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico Técnico Tecnológico do IFNMG, campus Salinas. Atua na licenciatura em Matemática e na engenharia. Possui mestrado em ensino de ciencias e matemática -PUC Minas.

Eliane Scheid Gazire, PUC-MINAS

Doutora em Educação Matemática pela UNICAMP

Presidente do programa de mestrado em ensino de ciencias e matemática da Puc-minas

 

 

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos