Um estudo da diversidade metodológica na recuperação de estudos no ensino médio na disciplina de matemática A study of methodological diversity in recovery studies in secondary education in the theme of mathematics

Autores

  • William Geraldo Sallum CEFET-MG
  • Norma Suely Gomes Allevato UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p223

Resumo

Nesse trabalho, pretende-se levantar e analisar dados que norteiem pressupostos dos reais problemas e possíveis soluções metodológicas que possam tratar efetivamente da questão da recuperação de estudos na disciplina de matemática. Este documento, de cunho metodológico quali-quantitativo, foi desenvolvido a partir de três estudos sustentados por concepções jurídica teórica educacionais: questionário com questões mistas, efetuado com os docentes da disciplina de matemática das três séries dos cursos técnicos; levantamento dos resultados das recuperações ocorridas entre 2007 e 2011; e, através de informações sobre as metodologias empregadas, com o objetivo de mostrar o quanto as relações alunos, metodologia de ensino das recuperações e professores possuem efetividade no sucesso da real aprendizagem e suas consequentes aprovações. As oscilações nos números apontam a recuperação continuada com melhor resultado.

Biografia do Autor

William Geraldo Sallum, CEFET-MG

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990) e mestrado em Tecnologia da Informção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor do ensino básico técnico tecnológico e da Pós-graduação Lato Sensu - CEFETMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, matemática, internet, ensino e web.

Norma Suely Gomes Allevato, UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente e pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, computadores, matemática e ensino-aprendizagem.

Juliano Schimiguel, UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), é Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Atualmente é professor da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL e do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem, conteúdos digitais interativos, etc.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos