O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do Geogebra: um estudo com professores de matemática The development of statistical literacy from use of GeoGebra: a study with teachers of mathematic

Autores

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP
  • Saddo Ag Almouloud PUC-SP
  • Maria José Ferreira da Silva PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p246

Resumo

Os conteúdos estatísticos para a escola básica são foco do presente artigo, particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. A coleta de dados deu-se por meio de observação participante e relatos dos participantes em diários de bordo, além da análise do produto final do projeto: o tutorial. Entre os resultados observados, cabe citar o grande envolvimento dos professores participantes da pesquisa na construção do tutorial, o fortalecimento das relações interpessoais, caracterizando o grupo colaborativo mas, principalmente, o aprofundamento dos conhecimentos específicos de conteúdo e dos conhecimentos didático-pedagógicos relativos a esses conteúdos.

Biografia do Autor

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, PUC-SP

  • Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP
  • Coordenadora do GT12 - Ensino de Probabilidade e Estatística, da SBEM, para o período 2009 - 2012
  • Grupo de pesquisa PEA-MAT

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Coordenador do grupo de pesquisa PEA-MAT

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP

Grupo de pesquisa PEA-MAT

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática - modalidade à Distância

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos