A transformabilidade dos registros de representação semiótica no ensino de equações de reta The transformability of semiotic registers representation in the teaching of straight equations
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p53Resumo
Este artigo visa apresentar dados coletados em uma pesquisa para elaboração de dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar as facilidades ou dificuldades que os alunos encontram ao resolver tarefas de equações de reta que envolvem transformações entre diferentes representações semióticas. A fundamentação teórica envolveu a teoria de Duval sobre os registros de representação semiótica. Como metodologia de pesquisa, adotou-se o método qualitativo e os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Médio. Ficou claro, por meio da análise realizada na pesquisa, que os alunos apresentam dificuldades em mobilizar conhecimentos matemáticos, no sentido de utilizar adequadamente as técnicas aprendidas no estudo de equações de reta, como fazer conexões entre conteúdos aprendidos.
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