A transformabilidade dos registros de representação semiótica no ensino de equações de reta The transformability of semiotic registers representation in the teaching of straight equations

Autores

  • Rogério Rodrigues de Faria Secretaria Estadual de Educação - SEE/SP
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p53

Resumo

Este artigo visa apresentar dados coletados em uma pesquisa para elaboração de dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, que teve por objetivo verificar as facilidades ou dificuldades que os alunos encontram ao resolver tarefas de equações de reta que envolvem transformações entre diferentes representações semióticas. A fundamentação teórica envolveu a teoria de Duval sobre os registros de representação semiótica. Como metodologia de pesquisa, adotou-se o método qualitativo e os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada com uma turma de alunos do 3º ano do Ensino Médio. Ficou claro, por meio da análise realizada na pesquisa, que os alunos apresentam dificuldades em mobilizar conhecimentos matemáticos, no sentido de utilizar adequadamente as técnicas aprendidas no estudo de equações de reta, como fazer conexões entre conteúdos aprendidos.

 

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues de Faria, Secretaria Estadual de Educação - SEE/SP

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática; professor titular da disciplina de Matemática na rede estadual de Ensino da cidade de São Paulo.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática; docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática; docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos