A Álgebra Linear e a concepção de Transformação Linear construída por Estudantes de EAD Linear Algebra and Online Distance Education Student’s Conception about Linear Transformation

Autores

  • Silvia Dias Alcântara Machado Professora titular do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Barbara Lutaif Bianchini Professora associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p69

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo de caso, cujo objetivo foi investigar as concepções de transformação linear entre espaços vetoriais reais de estudantes de licenciatura em matemática em EAD. A análise das concepções foi realizada sob a ótica da teoria APOS desenvolvida por Asila et al. (2004). Concluímos que o curso realizado pelos sujeitos lhes possibilitou apenas iniciar o caminho da construção da concepção ação. Tal resultado não almeja desencorajar a inclusão de Álgebra Linear em cursos em EAD, ao contrário, pela importância do assunto na formação do professor, pretendemos lançar um desafio aos responsáveis pela implantação de AL nessa modalidade de curso, que é o de criar estratégias de aprendizagem que incorporadas às vantagens de um curso em EAD tenham condições de desenvolver concepções próprias para os principais objetos de Álgebra Linear.

Biografia do Autor

Silvia Dias Alcântara Machado, Professora titular do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1964), diplomada em DEA em Algebra pela Universidade de Montpellier,França, USTL,(1978), mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutora em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). É professora titular do departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educacao Matematica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, algebra linear, educação algébrica (inclui na algebra a teoria elementar dos numeros).

Barbara Lutaif Bianchini, Professora associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Barbara Lutaif Bianchini concluiu o Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001. Atualmente e professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos