Capacidades algébricas fundamentais para professores Fundamental algebraic capacities for the teachers
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p50Resumo
Um dos maiores problemas que as Instituições formadoras de professores enfrentam ao prepará-los para atuar na atual sociedade é o desenvolvimento das capacidades de discernir, organizar o pensamento e a ação em função da informação. Dessa forma, é relevante investigar capacidades de professores advindos de cursos de licenciatura em matemática de Instituições distintas, em um curso de formação continuada, para que o delineamento do contexto formativo seja adequado: compreender para mediar essa formação. Com tal intuito realizamos uma pesquisa diagnóstica com professores de matemática em serviço que iniciavam um curso de formação continuada, para a mediação pretendida. Neste artigo apresentamos a análise das respostas dos professores a respeito de um dos problemas propostos com a intenção de identificar nas resoluções algumas capacidades fundamentais: justificar algebricamente as resoluções e conclusões, discernir entre a informação válida e inválida e distinguir a informação pertinente da não pertinente. Utilizamos procedimentos metodológicos visando o desenvolvimento de uma Teoria Fundamentada conforme (Strauss e Corbin, 2008), finalizando com a apresentação de uma estrutura teórica que embase cursos de formação de professores de matemática. Concluímos que há necessidade de trabalhos que desenvolvam as capacidades enfocadas tanto na formação pretendida quanto em cursos de formação de professores em geral, o que nos leva a sugerir pesquisas sobre se e como os Fundamentos da Álgebra estão sendo tratados em cursos de formação inicial e continuada de professores de matemática.
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