A resolução de problemas como metodologia de ensino da Matemática: o caso dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “São José Operário”<br><i>Problem solving as a methodology for teaching mathematics: the case of students in 7th gr</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp134Resumo
A maioria das pesquisas em educação matemática aponta que ainda existem muito problemas que afetam o ensino. Neste trabalho apresenta-se o resultado de uma pesquisa desenvolvida na escola Estadual “São José Operário” que teve como objetivo analisar como o professor de matemática estava utilizando a resolução de problemas, ou seja, se o seu uso era um recurso metodológico ou mais um problema a ser enfrentado pelos alunos. Para isso foram entrevistados professores e vinte e nove alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no qual foi constatado que os educadores nem sempre utilizam a resolução de problemas como recurso metodológico, pois a maioria dos alunos tem dificuldades em resolvê-los, e apontou-se como causa por parte dos professores a dificuldade de interpretação. Diante dos resultados obtidos foi executada uma atividade dinâmica com o uso de materiais concretos tendo como objetivo mostrar ao professor e alunos uma aula de Matemática diferente da que é realizada nos dias atuais naquela escola, na qual, constatou-se que os alunos têm muitas dificuldades em resolver problemas matemáticos, o que mostra que a Matemática precisa e deve ser trabalhada de maneira diferenciada, com inovações, fazendo com que os alunos sintam mais interesse pela matéria. Diante da atual situação é preciso que o professor esteja comprometido em ser um mediador e um facilitador da aprendizagem, levando os alunos a gostarem de matemática, fazendo sempre correspondência entre o que é ensinado em sala de aula com a vivência do seu cotidiano, a fim de contribuir para a formação da cidadania e melhoria de vida deles, visto que, é também por meio da matemática que se compreende e atua-se ao mundo.
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