Relações entre as proposições para o ensino do conceito de fração com base no ensino tradicional e na Teoria Histórico-Cultural<br><i>Relations between the proposal for teaching the concept of fraction based on traditional teaching and Historical Cult</i>

Autores

  • Josélia Euzebio da Rosa UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Ediséia Suethe Faust Hobold UNISUL
  • Carina Silveira Bernardo
  • Deise Andrade Corrêa
  • Guilherme Martins Inácio

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp227

Resumo

Nosso objetivo foi analisar as proposições apresentadas no livro didático de Matemática do sexto ano da coleção mais utilizada nas escolas estaduais localizadas na região do Munícipio Tubarão-SC. Trata-se de uma pesquisa teórica, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. As categorias de análise incidem em três relações: discreto e contínuo; significações aritméticas, algébricas e geométricas; conceito empírico e teórico. As proposições apresentadas no livro propiciam a concepção do conceito de fração nos limites do visual empírico, ou seja, não atingem as abstrações científicas próprias do conceito de fração a partir do estudo das grandezas, não só discretas, mas também contínuas, na inter-relação entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas. Assim, não refletem os princípios oriundos da Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2013-12-16