Será que é preciso ter domínio de conteúdo e domínio pedagógico para trabalhar cálculo mental?<br><i>Do we need to have mastery of content and pedagogical domain to work mental calculus?</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp79Resumo
Neste artigo temos por objetivo revelar a dinâmica instaurada em sessões de cálculomental que reforçam a necessidade do professor ter domínio de conhecimento,tanto de conteúdo quanto pedagógico para a implementação dessa prática. As informaçõesaqui apresentadas é parte de nossa pesquisa de doutorado e foram coletadasdurante quatro sessões de 15 minutos, numa turma de 22 alunos do 4º ano doEnsino Fundamental e analisadas sob a ótica de pesquisas que investigam asbases do conhecimento dos professores e de estudos ligados à EducaçãoMatemática. Os resultados indicam que: 1) o fato de ter sido criado um espaçopara que o uso do ponto pudesse ser analisado e não somente reproduzido, pareceter contribuído para o entendimento e representação da escrita numérica porparte dos alunos;2) as estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento das sessões possibilitaramaos alunos compreender que a cada três algarismos coloca-se um ponto paraorganizar a representação escrita do número, para facilitar a leitura e também paramarcar a mudança de classe. Acreditamos, por um lado, que os resultadosalcançados sejam decorrentes do domínio de conteúdo e domínio pedagógicodemonstrado ao longo das sessões. Por outro lado, ressaltamos anecessidade de discutir questões ligadas ao papel do cálculo mental paraaprendizagem de conceitos matemáticos nos cursos destinados à formação deprofessores, seja inicial ou continuada, principalmente nos destinados aosprofessores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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