Será que é preciso ter domínio de conteúdo e domínio pedagógico para trabalhar cálculo mental?<br><i>Do we need to have mastery of content and pedagogical domain to work mental calculus?</i>

Autores

  • Sheila Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp79

Resumo

Neste artigo temos por objetivo revelar a dinâmica instaurada em sessões de cálculomental que reforçam a necessidade do professor ter domínio de conhecimento,tanto de conteúdo quanto pedagógico para a implementação dessa prática. As informaçõesaqui apresentadas é parte de nossa pesquisa de doutorado e foram coletadasdurante quatro sessões de 15 minutos, numa turma de 22 alunos do 4º ano doEnsino Fundamental e analisadas sob a ótica de pesquisas que investigam asbases do conhecimento dos professores e de estudos ligados à EducaçãoMatemática. Os resultados indicam que: 1) o fato de ter sido criado um espaçopara que o uso do ponto pudesse ser analisado e não somente reproduzido, pareceter contribuído para o entendimento e representação da escrita numérica porparte dos alunos;2) as estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento das sessões possibilitaramaos alunos compreender que a cada três algarismos coloca-se um ponto paraorganizar a representação escrita do número, para facilitar a leitura e também paramarcar a mudança de classe. Acreditamos, por um lado, que os resultadosalcançados sejam decorrentes do domínio de conteúdo e domínio pedagógicodemonstrado ao longo das sessões. Por outro lado, ressaltamos anecessidade de discutir questões ligadas ao papel do cálculo mental paraaprendizagem de conceitos matemáticos nos cursos destinados à formação deprofessores, seja inicial ou continuada, principalmente nos destinados aosprofessores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Sheila Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação e Professora Adjunta da UFMS/CCHS

Downloads

Publicado

2013-12-16