A resolução de problemas no contexto do estágio curricular supervisionado: dificuldades e limites de licenciandos em matemática

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, Paraná.
  • Nelson Antonio Pirola Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p119

Resumo

O objetivo foi o de investigar as dificuldades e os limites de quatro futuros professores de Matemática para realizar regências de aulas na abordagem da resolução de problemas. Com base na participação em um curso nessa abordagem, os licenciandos elaboraram três sequências didáticas, as quais foram ministradas por meio da atividade de regência de aula da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Após esse trabalho, participaram de uma entrevista individual para relatar o que tinham desenvolvido nas aulas. Os resultados mostraram dificuldades nos seguintes aspectos: na elaboração das sequências didáticas; em propiciar um ambiente de discussão das estratégias de resolução dos alunos. Além disso, a análise dos dados mostrou limites relacionados: à falta de espaço pelo professor da escola para permitir a realização das aulas elaboradas; à falta de conhecimentos matemáticos básicos dos alunos da escola.

Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, Paraná.

Departamento de Matemática da UEM-PR, campus sede. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Atua na área de Educação Matemática.

Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru, São Paulo.

Departamento de Educação e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos da Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bauru, São Paulo. Atua na área de Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos