O conceito de função: o desenvolvimento baseado em alguns modelos desde o ano de 2000 a.C. até o século XX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p159Resumo
Muitos estudantes queixam-se em relação à não aplicabilidade do que veem em Matemática, pois, na maioria das vezes, consideram-na desvinculada do mundo real. No caso, o conceito de função é apresentado com sendo apenas: uma função de um conjunto D para um conjunto R é uma regra que associa um único elemento em R a cada elemento de D. Ao analisar algumas fases da construção das ideias de função ao longo da história, percebe-se que muitas delas estiveram acompanhadas de modelos de forma explícita ou implícita, ou seja, as ideias desenvolviam-se mediante problemas da realidade que necessitavam de uma análise matemática em busca de respostas. Por isso, esta investigação aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo livros, artigos, dissertações e teses, perfazendo o total de 43 trabalhos. Foram revisadas obras que tratam do desenvolvimento do conceito de função e apresentadas uma linha do tempo de seu desenvolvimento. É possível que a função seja a ferramenta matemática mais usada para modelar fenômenos naturais e reais e, porque não, abstratos também. Então, tal conceito deve ser tratado de forma contextualizada, dando-lhe o significado original: modelar fenômenos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).