O conceito de função: o desenvolvimento baseado em alguns modelos desde o ano de 2000 a.C. até o século XX

Autores

  • karly alvarenga Universidade Federal de Sergipe
  • Celso Viana Barbosa Universidade Federal de Sergipe
  • Gislaine Maria Ferreira Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás. Professora da Educação Básica

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p159

Resumo

Muitos estudantes queixam-se em relação à não aplicabilidade do que veem em Matemática, pois, na maioria das vezes, consideram-na desvinculada do mundo real. No caso, o conceito de função é apresentado com sendo apenas: uma função de um conjunto D para um conjunto R é uma regra que associa um único elemento em R a cada elemento de D. Ao analisar algumas fases da construção das ideias de função ao longo da história, percebe-se que muitas delas estiveram acompanhadas de modelos de forma explícita ou implícita, ou seja, as ideias desenvolviam-se mediante problemas da realidade que necessitavam de uma análise matemática em busca de respostas. Por isso, esta investigação aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo livros, artigos, dissertações e teses, perfazendo o total de 43 trabalhos. Foram revisadas obras que tratam do desenvolvimento do conceito de função e apresentadas uma linha do tempo de seu desenvolvimento. É possível que a função seja a ferramenta matemática mais usada para modelar fenômenos naturais e reais e, porque não, abstratos também. Então, tal conceito deve ser tratado de forma contextualizada, dando-lhe o significado original: modelar fenômenos.

Biografia do Autor

karly alvarenga, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Habilitação Matemát pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1983), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Ciencias En Matemática Educativa pelo Centro de Investigacion En Ciencia Aplicada y Tecnologia Avanzada Del Insti (2006) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, aprender matemática, matemática, modelagem e ensino e tecnologias educacionais.

Celso Viana Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA), e é líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC) do campus Prof. Alberto Carvalho.

Gislaine Maria Ferreira, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás. Professora da Educação Básica

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás. Professora da Educação Básica

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos