O conceito de função: o desenvolvimento baseado em alguns modelos desde o ano de 2000 a.C. até o século XX

karly alvarenga, Celso Viana Barbosa, Gislaine Maria Ferreira

Resumo


Muitos estudantes queixam-se em relação à não aplicabilidade do que veem em Matemática, pois, na maioria das vezes, consideram-na desvinculada do mundo real. No caso, o conceito de função é apresentado com sendo apenas: uma função de um conjunto D para um conjunto R é uma regra que associa um único elemento em R a cada elemento de D. Ao analisar algumas fases da construção das ideias de função ao longo da história, percebe-se que muitas delas estiveram acompanhadas de modelos de forma explícita ou implícita, ou seja, as ideias desenvolviam-se mediante problemas da realidade que necessitavam de uma análise matemática em busca de respostas. Por isso, esta investigação aconteceu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, envolvendo livros, artigos, dissertações e teses, perfazendo o total de 43 trabalhos. Foram revisadas obras que tratam do desenvolvimento do conceito de função e apresentadas uma linha do tempo de seu desenvolvimento. É possível que a função seja a ferramenta matemática mais usada para modelar fenômenos naturais e reais e, porque não, abstratos também. Então, tal conceito deve ser tratado de forma contextualizada, dando-lhe o significado original: modelar fenômenos.


Palavras-chave


função; modelos; desenvolvimento histórico

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p159

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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