Cálculo Mental: diagnóstico de estratégias espontâneas de alunos do 6º ano

Autores

  • Daniel Moreira dos Santos UFES
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner UFRJ/ PPGE-UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p210

Resumo

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa que tem por objetivos diagnosticar e analisar estratégias espontâneas de cálculo mental em cálculos do tipo a ± b ? 100. A investigação é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso com traços da etnografia. O trabalho de campo foi realizado em uma turma de 6º ano de uma escola da rede de ensino estadual do Espírito Santo. Trabalhamos com os alunos uma atividade diagnóstica composta por quatro sequências de cálculos mentais divididas em: adição e subtração com parcela e resultado menor ou igual a 5, adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 10, adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 20 e adição e subtração com parcelas e resultado menor ou igual a 100. No texto são apresentadas e analisadas as estratégias de cálculo mental de dois alunos para a sequencia de cálculos mentais com parcelas e resultado menor ou igual a 100. Constatamos que não basta o simples conhecimento de fatos numéricos. A criança deve ser levada a relacionar fatos básicos com relações numéricas mais complexas. Além disso, estratégias de cálculo mental precisam ser diretamente ensinadas, pois dificilmente surgem espontaneamente.

Biografia do Autor

Daniel Moreira dos Santos, UFES

Mestrando em Educação (Linguagem Matemática) pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2012), graduado em Licenciatura plena em Matemática (2011) pela UFES, técnico em Informática (2006) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFETES. Membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (Geem/ES-Ufes). Atuou como professor DT da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Tem experiência em desenvolvimento de jogos computacionais para o ensino de Matemática (Matemática Divertida - http://matdivertida.mygamesonline.org). Atualmente é professor efetivo da prefeitura municipal de Vitória/ES.

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, UFRJ/ PPGE-UFES

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Educação Matemática - Indiana University (1993). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino Aprendizagem e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: metacognição, formação continuada de professores, concepções, avaliação, investigação da prática, frações e números.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos