Modelo de Análise Didática dos Erros: um guia para analisar e tratar erros referentes à função polinomial do 2º grau

Autores

  • Maria Luisa Ramos CEFET-MG
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p27

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma investigação de doutorado que tem como objetivo identificar erros cometidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio no conteúdo de função. Para isso, nos embasamos em referenciais teóricos que dão um tratamento didático ao erro. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o Modelo de Análise Didática dos Erros – MADE – composto por categorias que fazem parte de três momentos de um procedimento sistêmico: entrada, organização e execução. Participaram da pesquisa 37 alunos do curso técnico integrado de uma escola pública de Minas Gerais. Apresentamos aqui duas questões referentes ao conteúdo de função polinomial do 2º grau retiradas do teste aplicado aos alunos durante a investigação. Com o resultado, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades oriundas do Ensino Fundamental, além de dificuldades conceituais sobre função polinomial do 2º grau.

Biografia do Autor

Maria Luisa Ramos, CEFET-MG

PROFESSORA DO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora do curso de pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos