Modelo de Análise Didática dos Erros: um guia para analisar e tratar erros referentes à função polinomial do 2º grau
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p27Abstract
Neste artigo são apresentados resultados parciais de uma investigação de doutorado que tem como objetivo identificar erros cometidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio no conteúdo de função. Para isso, nos embasamos em referenciais teóricos que dão um tratamento didático ao erro. Como metodologia de pesquisa foi utilizado o Modelo de Análise Didática dos Erros – MADE – composto por categorias que fazem parte de três momentos de um procedimento sistêmico: entrada, organização e execução. Participaram da pesquisa 37 alunos do curso técnico integrado de uma escola pública de Minas Gerais. Apresentamos aqui duas questões referentes ao conteúdo de função polinomial do 2º grau retiradas do teste aplicado aos alunos durante a investigação. Com o resultado, foi possível perceber que os alunos apresentaram dificuldades oriundas do Ensino Fundamental, além de dificuldades conceituais sobre função polinomial do 2º grau.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).
