Os conhecimentos prévios dos estudantes como ponto referencial para o planejamento de aulas de matemática: Análise de uma atividade para o estudo de geometria esférica

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau (FURB -SC)
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva UTFPR/PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p43

Resumo

Os estudantes trazem à sala de aula um conjunto de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conhecimentos prévios são explicações funcionais para os objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados que precisam ser identificados e levados em consideração pelos professores de Matemática. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo de Geometria Esférica, vivenciada em aulas de Matemática com estudantes do segundo ano do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e que o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos.

 

Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Regional de Blumenau (FURB -SC)

Licenciatura em Matemática pela UFSC, Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC.

 

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR/PR

Doutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS

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Publicado

2014-08-18

Edição

Seção

Artigos