Aprendizagem do conceito de frações frente a situações de aprendizagem sugeridas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT- Unesp
  • Leonardo Cintra Lopes da Silva Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT- Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p69

Resumo

O objetivo da pesquisa era verificar se no currículo de Matemática proposto pela Secretaria de Educação de São Paulo (SEE) existem referenciais piagetianos considerados determinantes para que aconteça a construção operatória ou significativa do conceito de frações. Para alunos do 6º ano, que vivenciaram atividades desse currículo, aplicou-se uma prova diagnóstica sobre a relação parte-todo, a associação entre representação pictórica e a linguagem matemática, a equivalência e ordem entre frações e a representação fracionária. Os resultados mostraram que os elementos que compõem o referencial científico piagetiano estão presentes, de forma pontual, no material didático proposto pela SEE, mas a construção operatória do conceito de frações não foi satisfatória. Portanto, é necessário que este material seja reelaborado através de materiais e atividades didáticas que contemplem e possibilitem a articulação dos referenciais piagetianos a fim de que haja essa construção pelos alunos.

Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT- Unesp

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, com Mestrado em Educação Matermática pela Faculadde de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora reponsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.

 

 

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigos