Organizações matemática e didática entre duas coleções didáticas sobre equações do primeiro grau

Autores

  • Edelweis Jose Tavares Barbosa Universidade federal de Pernambuco-UFPE/CAA
  • Anna Paula Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p110

Resumo

Este artigo analisou a introdução do conceito de equação do primeiro grau em duas coleções de livros didáticos brasileiros do Ensino Fundamental, sendo uma escrita anterior à criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e outra aprovada no PNLD de 2014, ambas das mesmas autoras. A Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard e colaboradores, norteou teoricamente nossa pesquisa. No presente capítulo discutimos tal referencial bem como o delineamento metodológico proposto para a análise dos dados. Os resultados indicam que as organizações existentes nessas coleções nem sempre são feitas de forma a esclarecer as diferenças existentes entre os subtipos de tarefas trabalhadas, como as potencialidades das técnicas organizadas ou sistematizadas. Além destes, as coleções não alteraram as praxeologias matemáticas, mas sim as praxeologias didáticas. 

Biografia do Autor

Edelweis Jose Tavares Barbosa, Universidade federal de Pernambuco-UFPE/CAA

Professor Do Núcleo de Formação Docente-licenciatura em Matemática

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos