A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp38Resumo
Um dos desdobramentos da nossa investigação de mestrado, e que também está inserido no contexto de um projeto de pesquisa3, é a formação continuada de professores. Nesse sentido, orientados pela interrogação: O que se mostra das atividades de formação continuada de professores nas pesquisas de dissertações e teses de Modelagem na Educação Matemática?, na presente investigação voltamos nosso olhar para as dissertações e teses que em seu âmbito trataram das atividades de formação continuada. Em um primeiro momento, efetuamos o levamento desses trabalhos, que resultou em 8 dissertações e 1 tese. No segundo momento, eles foram analisados e categorizados segundo as suas próprias informações. Desenvolvemos a pesquisa sob a perspectiva fenomenológica e utilizamos o software Atlas. T.i. no processo de análise e categorização dos dados. Realizamos interpretações decorrentes dos dados analisados que nos permitem afirmar que as atividades de formação continuada em Modelagem têm como principal característica o “fazer Modelagem”, e em muitos casos não contemplam aspectos mais abrangentes da formação de professores e da própria Modelagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).