A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações

Autores

  • Carla Melli Tambarussi
  • Tiago Emanuel Klüber

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp38

Resumo

Um dos desdobramentos da nossa investigação de mestrado, e que também está inserido no contexto de um projeto de pesquisa3, é a formação continuada de professores. Nesse sentido, orientados pela interrogação: O que se mostra das atividades de formação continuada de professores nas pesquisas de dissertações e teses de Modelagem na Educação Matemática?, na presente investigação voltamos nosso olhar para as dissertações e teses que em seu âmbito trataram das atividades de formação continuada. Em um primeiro momento, efetuamos o levamento desses trabalhos, que resultou em 8 dissertações e 1 tese. No segundo momento, eles foram analisados e categorizados segundo as suas próprias informações. Desenvolvemos a pesquisa sob a perspectiva fenomenológica e utilizamos o software Atlas. T.i. no processo de análise e categorização dos dados. Realizamos interpretações decorrentes dos dados analisados que nos permitem afirmar que as atividades de formação continuada em Modelagem têm como principal característica o “fazer Modelagem”, e em muitos casos não contemplam aspectos mais abrangentes da formação de professores e da própria Modelagem.

Biografia do Autor

Carla Melli Tambarussi

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Cascavel.

Tiago Emanuel Klüber

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Unioeste/Unioeste, Cascavel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Unioeste, Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2014-07-29