Os Caminhos da Modelagem no “Pós”-GPIMEM: desenvolvendo uma árvore genealógica

Autores

  • Débora da Silva Soares
  • Marcelo C. Borba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp74

Resumo

Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem.

Biografia do Autor

Débora da Silva Soares

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, SP, Brasil.
Professora do Programa de Pós‐Graduação em Ensino de Matemática, Departamento de Matemática Pura e
Aplicada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. Membro Associado do GPIMEM. Endereço para correspondência: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43‐111, Agronomia, CEP: 91509‐900, Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcelo C. Borba

Livre Docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós‐Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), Rio Claro, SP, Brasil. Endereço para
correspondência: Departamento de Matemática – UNESP. Avenida 24A, 1515, Bela Vista, CEP: 13506‐900, Rio Claro, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-07-29