Os Caminhos da Modelagem no “Pós”-GPIMEM: desenvolvendo uma árvore genealógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp74Resumo
Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).