A importância da análise didática dos erros matemáticos como estratégia de revelação das dificuldades dos alunos

Autores

  • Maria Luisa Perdigão Diz Ramos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p132

Resumo

Neste trabalho são apresentadas teorias e acepções do erro, além de duas formas didáticas de analisar os erros nas produções escritas dos alunos. Essas teorias, acepções e formas didáticas de análise dos erros foram utilizadas pela autora em sua investigação de doutorado, que teve como objetivo identificar, analisar e classificar os tipos de erros matemáticos cometidos por alunos do 1º ano da educação profissional tecnológica de nível médio do curso Técnico em Eletrotécnica do CEFET-MG, em conteúdos propostos na 1ª avaliação institucional. Assim, a finalidade principal deste artigo é descrever a importância da análise do erro, pois nem sempre o aluno consegue identificá-lo e nem mesmo perceber que errou. Por isso, é fundamental o professor identificar, analisar e categorizar o erro do aluno, pois, somente assim, será capaz de tratar o erro de forma didática, tornando possível a reconstrução do conhecimento e a supressão da recorrência do erro.

Biografia do Autor

Maria Luisa Perdigão Diz Ramos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOUTORA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E PROFESSORA DO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA.

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Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos