Campo Multiplicativo: Análise de Tratamentos e Conversões nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Neiva Ignês Grando Universidade de Passo Fundo
  • Flávia de Andrade Niemann Escola St. Patrick

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p52

Resumo

A proposta deste artigo refere-se ao uso de registros de representação semiótica nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo realizado em classes de 4º e 5º ano do ensino fundamental tem como objetivo investigar as possibilidades de potencialização da aprendizagem dos conceitos matemáticos do campo multiplicativo em sala de aula. Na análise constatou-se a existência de uma diversidade de tratamentos utilizados na resolução de situações-problema envolvendo as operações de divisão e multiplicação e a dificuldade dos estudantes na identificação do significado dos termos da multiplicação ao realizarem a conversão da linguagem aritmética para a língua natural. Como suportes teóricos foram utilizados pressupostos das teorias de Gérard Vergnaud e Raymond Duval. 

Biografia do Autor

Neiva Ignês Grando, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Psicologia Cognitiva - UFPE

Doutora e pós-doutora em Educação - UFSC

Flávia de Andrade Niemann, Escola St. Patrick

Mestre em Educação - UPF

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Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos