Um olhar Lakatosiano sobre a tendência investigação matemática

Autores

  • Paulo wichnoski UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p65

Resumo

Este ensaio visa corroborar para suprir parte da lacuna de estudos voltados para o avanço teórico da Investigação Matemática, no contexto da Educação Matemática brasileira, bem como suscitar na comunidade científica reflexões e diálogos que possam emergir a partir desse trabalho, no intuito de adensar teoricamente aspectos que dizem da Investigação Matemática. Dentre as possibilidades de se fazer isso, decidimos lançar luzes à Investigação Matemática, na tentativa de compreendê-la sob a perspectiva epistemológica de Lakatos e identificar os elementos fundamentais que permitissem relativamente caracterizá-la como um programa de pesquisa científica Lakatosiano. Para isso estabeleceu-se a seguinte interrogação de pesquisa: Quais aspectos caracterizam a Investigação Matemática no contexto da Educação Matemática como um programa de pesquisa na perspectiva Lakatosiana? Diante do interrogado, concluiu-se que a Investigação Matemática, embora possa ser considerada um programa progressivo, ainda carece de fortalecimento do seu cinturão protetor.

Biografia do Autor

Paulo wichnoski, UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Aluno regular do Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino, PPGEn, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Membro do grupo de pesquisa em Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática – GPeFPMEM. Professor do curso de matemática da FAMPER – Faculdade de Ampére. Nas atividades de pesquisa, dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I, álgebra vetorial.

Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (Ensino), UFSC. Docente do Colegiado de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Cascavel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Foz do Iguaçu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenador do grupo de pesquisa em Formação de Professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática – GPeFPMEM. Nas atividades de pesquisa dedica-se à Modelagem Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de Resolução de problema e modelagem matemática, epistemologia da pesquisa em ensino.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos