Um olhar Lakatosiano sobre a tendência investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p65Resumo
Este ensaio visa corroborar para suprir parte da lacuna de estudos voltados para o avanço teórico da Investigação Matemática, no contexto da Educação Matemática brasileira, bem como suscitar na comunidade científica reflexões e diálogos que possam emergir a partir desse trabalho, no intuito de adensar teoricamente aspectos que dizem da Investigação Matemática. Dentre as possibilidades de se fazer isso, decidimos lançar luzes à Investigação Matemática, na tentativa de compreendê-la sob a perspectiva epistemológica de Lakatos e identificar os elementos fundamentais que permitissem relativamente caracterizá-la como um programa de pesquisa científica Lakatosiano. Para isso estabeleceu-se a seguinte interrogação de pesquisa: Quais aspectos caracterizam a Investigação Matemática no contexto da Educação Matemática como um programa de pesquisa na perspectiva Lakatosiana? Diante do interrogado, concluiu-se que a Investigação Matemática, embora possa ser considerada um programa progressivo, ainda carece de fortalecimento do seu cinturão protetor.
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