Estudo comparado da transição entre o Ensino Médio e o Ensino Superior: análise das organizações didático-matemáticas dos documentos orientadores do Brasil e de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p139Resumo
Neste trabalho, discutimos a problemática da transição entre o Ensino Médio e o Superior, comparando os sistemas educativos brasileiro e moçambicano, na disciplina de Matemática, com o objetivo de mostrar como funcionam tais sistemas nessa fase e compreender as semelhanças, as diferenças e as implicações para os processos de ensino e de aprendizagem nas instituições escolares. Partimos da questão: quais as expectativas institucionais para as organizações didático-matemáticas dos sistemas educativos brasileiro e moçambicano na fase de transição do Ensino Médio para o Ensino Superior? Como metodologia, analisamos os documentos orientadores para educadores e professores para os dois países. Usamos a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard e a técnica de pesquisa documental para identificar as relações institucionais que sobrevivem e se reconstroem nas instituições visadas. Os resultados apontam que os dois sistemas, em geral, são cronologicamente bastante próximos, mas apresentam expectativas de desenvolvimento de conteúdos muito diferentes.
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