Educação Matemática Realística: Uma Abordagem para o Ensino e a Avaliação em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p167Resumo
Neste artigo, apresentamos algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino da Matemática respaldada nas ideias do matemático Hans Freudenthal. Discutimos a concepção de avaliação atrelada a essa abordagem, cuja finalidade é coletar dados dos estudantes e de seus processos de aprendizagem, a fim de tomar decisões educacionais. Além disso, analisamos também o papel desempenhado pelas tarefas ou problemas escolhidos para avaliação, sendo que estes deveriam possibilitar aos estudantes demonstrar o que sabem mais do que simplesmente revelar o que ainda não sabem. Por fim, relatamos o modo como a RME “inspirou-nos” a repensar nossa própria prática avaliativa e atitudes enquanto professor.Downloads
Publicado
2016-01-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).