Educação Matemática Realística: Uma Abordagem para o Ensino e a Avaliação em Matemática

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p167

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas características da Educação Matemática Realística (RME), abordagem para o ensino da Matemática respaldada nas ideias do matemático Hans Freudenthal. Discutimos a concepção de avaliação atrelada a essa abordagem, cuja finalidade é coletar dados dos estudantes e de seus processos de aprendizagem, a fim de tomar decisões educacionais. Além disso, analisamos também o papel desempenhado pelas tarefas ou problemas escolhidos para avaliação, sendo que estes deveriam possibilitar aos estudantes demonstrar o que sabem mais do que simplesmente revelar o que ainda não sabem. Por fim, relatamos o modo como a RME “inspirou-nos” a repensar nossa própria prática avaliativa e atitudes enquanto professor.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Londrina e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Bolsista. Produtividade do CNPq

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos