A Prática como Componente Curricular da Licenciatura em Matemática: Sugestões de Professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p185Resumo
Esta pesquisa de mestrado se propôs a identificar as sugestões que 14 professores de Matemática da Educação Básica conferem à Prática como Componente Curricular (PCC) em cursos de Licenciatura em Matemática, considerando suas experiências acadêmicas e profissionais. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto àqueles professores, as quais foram gravadas e transcritas. Por meio da análise de conteúdo de tais transcrições foi possível organizar as informações em duas grandes categorias temáticas: experiências acadêmicas de professores de Matemática da Educação Básica e experiências profissionais de professores de Matemática da Educação Básica, considerando desafios que enfrentam no dia a dia de trabalho e alternativas para superá-los. Tais categorias, por sua vez, justificam as sugestões por eles apontadas para a Prática como Componente Curricular de cursos de Licenciatura em Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).