A Prática como Componente Curricular da Licenciatura em Matemática: Sugestões de Professores da Educação Básica

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p185

Resumo

Esta pesquisa de mestrado se propôs a identificar as sugestões que 14 professores de Matemática da Educação Básica conferem à Prática como Componente Curricular (PCC) em cursos de Licenciatura em Matemática, considerando suas experiências acadêmicas e profissionais. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas junto àqueles professores, as quais foram gravadas e transcritas. Por meio da análise de conteúdo de tais transcrições foi possível organizar as informações em duas grandes categorias temáticas: experiências acadêmicas de professores de Matemática da Educação Básica e experiências profissionais de professores de Matemática da Educação Básica, considerando desafios que enfrentam no dia a dia de trabalho e alternativas para superá-los. Tais categorias, por sua vez, justificam as sugestões por eles apontadas para a Prática como Componente Curricular de cursos de Licenciatura em Matemática.

Biografia do Autor

Roseli Pacheco Schnetzler, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep

Pós-graduação da Educação

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Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos