O raciocínio proporcional e as estratégias de resolução de problemas de valor omisso e de comparação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p194

Resumo

O trabalho analisa as estratégias empregadas por alunos na solução de problemas envolvendo o raciocínio proporcional. Participaram do estudo 20 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de uma cidade de Minas Gerais, que responderam às questões de uma prova do tipo lápis e papel. Praticamente todos os alunos acertaram os problemas de valor omisso, sendo que a grande maioria valeu-se da relação de covariação entre as grandezas envolvidas; os problemas de comparação mais simples foram respondidos acertadamente pelo estabelecimento de relações parte-parte. Houve muita dificuldade nos problemas mais complexos de comparação, sendo que apenas quatro alunos valeram-se do referencial metade e um deles utilizou a relação de covariação. Os resultados indicam que não houve paralelo entre as estratégias para os dois tipos de problema e o trabalho sugere que devam ser oferecidas situações diferenciadas para ampliar o campo conceitual que se refere à proporcionalidade.

Biografia do Autor

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Juliene Azevedo Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional- UFU; Professora da rede estadual de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos