O raciocínio proporcional e as estratégias de resolução de problemas de valor omisso e de comparação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p194Resumo
O trabalho analisa as estratégias empregadas por alunos na solução de problemas envolvendo o raciocínio proporcional. Participaram do estudo 20 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de uma cidade de Minas Gerais, que responderam às questões de uma prova do tipo lápis e papel. Praticamente todos os alunos acertaram os problemas de valor omisso, sendo que a grande maioria valeu-se da relação de covariação entre as grandezas envolvidas; os problemas de comparação mais simples foram respondidos acertadamente pelo estabelecimento de relações parte-parte. Houve muita dificuldade nos problemas mais complexos de comparação, sendo que apenas quatro alunos valeram-se do referencial metade e um deles utilizou a relação de covariação. Os resultados indicam que não houve paralelo entre as estratégias para os dois tipos de problema e o trabalho sugere que devam ser oferecidas situações diferenciadas para ampliar o campo conceitual que se refere à proporcionalidade.Downloads
Publicado
2016-07-07
Edição
Seção
Artigos
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