Estudo da semiótica mediado por um objeto de aprendizagem: uma combinação possível
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p36Resumo
O artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar possíveis contribuições da utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem para o estudo das representações semióticas. A pesquisa foi realizada com estudantes que participavam do programa Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática de uma escola pública. Para este artigo apresentamos e analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas na pesquisa. Buscamos identificar as representações semióticas, por meio dos tratamentos e conversões, em tarefas realizadas por esses estudantes, segundo a teoria de Raymond Duval. Os resultados apontaram que, após a intervenção com o Objeto de Aprendizagem “Balança Interativa”, a conversão e o tratamento foram manifestados nos registros escritos efetuados por esses estudantes. Embora alguns estudantes tenham apresentado dificuldades em relação ao pensamento algébrico, bem como nas operações aritméticas, inferimos que a utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem pode contribuir com o estudo das representações semióticas e também para o ensino e a aprendizagem dos estudantes em aulas de matemática.
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