Scientific disclosure texts: analysis and characterization for use in mathematics teaching

Authors

  • Gessy Ribeiro Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Jandherson Moura Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Jetro Ialen Moreira Bento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p84

Abstract

Using Popular Science Texts Communication (PST) in formal education has been discussed by researchers from the field of education in science. Recent studies demonstrate the potential use of such texts to develop skills in students education. In this paper, we selected, analyzed and characterized PTS published in Ciência Hoje magazine, Mundo de Ciência section, related to the field of Mathematics, in the 2012 to 2013 period, with a view to discussion of the characteristics of these texts able to assist teachers in using it as a teaching resource in the teaching of Mathematics. Most TDC (67%) shows possible aspect of being related to the Transversal Themes proposed in the National Curriculum Parameters in an integrated manner to teaching Mathematics. The analyzed material is available and can be favorable for teachers who choose to use in the classroom.

Author Biographies

Gessy Ribeiro Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Aluna de Graduação do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó, bolsista do PIBID/Subprojeto Matemática e desenvolve projeto na área de Ensino de Matemática com ênfase em Divulgação Científica.

Jandherson Moura Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão, possui Especialização em Matemática: Formação de professor pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009), Especialização em Matemática Básica pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI/ISEC). Atualmente é Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Chefe da Divisão de Licenciatura em Matemática e desenvolve pesquisa na área de Ensino de Matemática com ênfase em Divulgação Científica.

Jetro Ialen Moreira Bento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

É Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e professor de matemática no Ensino Médio, na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEEDUC-MA). Atua como colaborador no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão GPEQUIMA, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de Ensino de Matemática voltada para a Divulgação Científica e aprendizagem cooperativa.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar, atuando na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e professora da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. Atua como colaboradora no grupo de pesquisa em Ensino de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atuação na área de Química Inorgânica e Ensino de Química. Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química - GPEQUIMA, desenvolvendo trabalhos na área de Divulgação científica, educação ambiental e Aprendizagem cooperativa, tanto para o ensino de Química quanto para as outras áreas das ciências naturais e exatas.

Published

2016-07-07

Issue

Section

Artigos