Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática

Autores

  • Gessy Ribeiro Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Jandherson Moura Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Jetro Ialen Moreira Bento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó
  • Leonardo Baltazar Cantanhede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p84

Resumo

A utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC) no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades do uso de tais textos para o desenvolvimento de habilidades na formação dos estudantes. Neste trabalho, selecionamos, analisamos e caracterizamos TDC publicados na revista Ciência Hoje, seção Mundo de Ciência, relacionados à área de Matemática, no período de 2012 e 2013, tendo em vista a discussão de características desses textos capazes de auxiliar os professores na sua utilização como recurso didático no ensino de Matemática. Os textos foram classificados em três áreas distintas: Matemática, Fronteira e Temas Transversais. A maioria dos TDC (67%) demonstra aspectos possíveis de serem relacionados com os Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de forma integrada ao ensino de Matemática. O material analisado é acessível e pode ser favorável para professores que optarem por sua utilização em sala de aula.

Biografia do Autor

Gessy Ribeiro Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Aluna de Graduação do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó, bolsista do PIBID/Subprojeto Matemática e desenvolve projeto na área de Ensino de Matemática com ênfase em Divulgação Científica.

Jandherson Moura Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão, possui Especialização em Matemática: Formação de professor pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009), Especialização em Matemática Básica pela Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI/ISEC). Atualmente é Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Chefe da Divisão de Licenciatura em Matemática e desenvolve pesquisa na área de Ensino de Matemática com ênfase em Divulgação Científica.

Jetro Ialen Moreira Bento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

É Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e professor de matemática no Ensino Médio, na Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEEDUC-MA). Atua como colaborador no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão GPEQUIMA, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de Ensino de Matemática voltada para a Divulgação Científica e aprendizagem cooperativa.

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar, atuando na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e professora da Universidade Federal do Maranhão - Campus de Codó. Atua como colaboradora no grupo de pesquisa em Ensino de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Doutor em Ciências, área de concentração Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atuação na área de Química Inorgânica e Ensino de Química. Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química - GPEQUIMA, desenvolvendo trabalhos na área de Divulgação científica, educação ambiental e Aprendizagem cooperativa, tanto para o ensino de Química quanto para as outras áreas das ciências naturais e exatas.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos