Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p84Resumo
A utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC) no ensino formal tem sido discutida por pesquisadores da área de educação em ciências. Estudos recentes revelam as potencialidades do uso de tais textos para o desenvolvimento de habilidades na formação dos estudantes. Neste trabalho, selecionamos, analisamos e caracterizamos TDC publicados na revista Ciência Hoje, seção Mundo de Ciência, relacionados à área de Matemática, no período de 2012 e 2013, tendo em vista a discussão de características desses textos capazes de auxiliar os professores na sua utilização como recurso didático no ensino de Matemática. Os textos foram classificados em três áreas distintas: Matemática, Fronteira e Temas Transversais. A maioria dos TDC (67%) demonstra aspectos possíveis de serem relacionados com os Temas Transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de forma integrada ao ensino de Matemática. O material analisado é acessível e pode ser favorável para professores que optarem por sua utilização em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).