Transposição didática: o caso das unidades de memória da informática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p156Resumo
É uma pesquisa documental que objetiva identificar convergências e/ou divergências entre o saber a ser ensinado e o saber ensinado referente ao objeto do saber: unidades de memória da informática. Utiliza a teoria da transposição didática de Yves Chevallard e princípios teóricos de grandeza, objeto e medida. Observa a abordagem de estudo de unidades de memória da informática em 5 coleções de livros didáticos de matemática (caracterizando desta maneira o saber ensinado). Identifica sugestões de ensino em 3 diretrizes curriculares nacionais e 1 estadual (Pernambuco), para assim caracterizar o saber a ser ensinado. Também recorre às normas estabelecidas em Sistema Internacional de Unidades (SI) e Commission Electrotechnique Internationale (CEI). Observa como é trabalhada a transposição didática desse saber. Identifica: convergência de proposta de ensino entre diretrizes curriculares e livros didáticos de matemática; divergências de conceitos entre estas e o SI, a CEI.
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