Um olhar sobre os livros didáticos de álgebra linear à luz da teoria dos registros de representação semiótica

Autores

  • Valdinei Cezar Cardoso Universidade Estadual de Maringá
  • Samuel Rocha de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Lilian Akemi Kato Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p190

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca dos principais livros didáticos de Álgebra Linear, adotados nos cursos de graduação em Matemática, utilizando como lente a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Nosso objetivo foi investigar os tipos de representações mais registrados e os tratamentos ou conversões nos exercícios resolvidos dos quatro livros escolhidos. Os resultados indicam que o sistema de registro de representação simbólico-algébrico é o mais utilizado e que os do tipo simbólico-matricial, geométrico-figural ou gráfico são os menos utilizados. Em relação aos tratamentos e as conversões apresentados nas resoluções dos exercícios, notamos que a maioria é resolvida com operações de tratamentos. Dentre as implicações desses resultados destacamos que é preciso propor tarefas que fixem a representação e variem o conteúdo e vice-versa, analisando sempre a relação entre o conteúdo matemático da representação e a própria representação.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Ciências, pesquisas nas áreas de ensino e aprendizagem de matemática, modelagem matemática e tecnologias aplicadas ao ensino.

Samuel Rocha de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Professor do IMECC

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Matemática

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos