Problematizando o uso das expressões “responsabilidades sociais” e “implicações para a sala de aula”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p328Resumo
Neste ensaio, apresentam-se modos de teorizações, a partir da temática “Responsabilidades Sociais da Pesquisa em Educação Matemática: implicações para a sala de aula da Educação Básica”. Utiliza-se a análise do discurso, na perspectiva de Foucault, para problematizar as expressões “responsabilidades sociais” e “implicações para a sala de aula”. Argumenta-se que as expressões mencionadas movimentam discursos ligados ao assistencialismo, à caridade, à necessidade de pagar uma dívida moral pela desigualdade de saberes envolvidos na relação pesquisadores-professores ou universidade-escola, no caso de “responsabilidades sociais” e ligados à aplicabilidade imediata em pesquisas e à cultura da performatividade, quando se refere às “implicações para a sala de aula”. Sugere-se o deslocamento da expressão “Responsabilidades Sociais da Pesquisa em Educação Matemática: implicações para a sala de aula da Educação Básica” para a reflexão sobre alguns pressupostos e algumas questões que podem contribuir para a Educação Matemática e, sobretudo, para se repensar algumas práticas investigativas.
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