Uso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não lineares

Autores

  • Floriano Viseu Universidade do Minho http://orcid.org/0000-0002-8221-6870
  • Sara Campos Universidade do Minho
  • José António Fernandes Universidade do Minho
  • Helena Rocha Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p79

Palavras-chave:

Calculadora gráfica, Aprendizagem de modelos contínuos não lineares, Alunos do 11.º ano de escolaridade

Resumo

A integração da calculadora gráfica na realização de atividades matemáticas faz com que os alunos expressem muitos dos seus processos e das suas formas de pensar. Como no ensino secundário algumas dessas atividades são realizadas com a calculadora gráfica, pretendemos averiguar o contributo deste recurso na promoção da aprendizagem de modelos contínuos não lineares de alunos do 11.º de Matemática B. Adotando uma metodologia qualitativa, recolhemos e analisamos as produções escritas dos alunos. No início, os alunos tendem a registar a informação que retiram da calculadora sem justificar o que apresentam. À medida que adquirem habilidade de usar este recurso, tendem a definir a janela de visualização que lhes permite visualizar representações gráficas das funções que modelam as situações problema com que se depararam e relacionar diferentes menus no estudo de características dessas funções. Tais procedimentos fazem com que o registo da informação que retiram da calculadora seja acompanhado da justificação dos seus raciocínios e da validação das conjeturas que estabelecem.


 

Biografia do Autor

Floriano Viseu, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão.

Sara Campos, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão.

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão.

Helena Rocha, Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos