Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico

Adlai Ralph Detoni, José Milton Lopes Pinheiro

Resumo


Buscamos aqui abrir em compreensões o cenário que comporta diversidade de geometrias, dizendo de suas origens junto à Geometria das Transformações. Tomada a geometria euclidiana como elementar, outras geometrias com base nela, ou nas que a sucederam, foram se constituindo mediante estudo de movimentos - dentre os quais o deslocamento e a projeção - que compreendem novas formas de conceber significados geométricos e, com efeito, novas geometrias. O movimento nessas constituições fez-se significativo, e, com base em suas potencialidades epistemológicas, articulamos, também, um ensaio para compreender a chamada Geometria Dinâmica, assim descrita por ser concebida em software que potencializam o movimento. Questionamos: há tratamentos geométricos mais afins que outros para ganhar ambiente em telas computacionais para software gráficos abertos? Valemo-nos da literatura para compreender as geometrias institucionalizadas; entendemo-las como potencialmente geradoras de outras geometrias. Essa busca permitiu-nos articulações que sustentam compreensões em torno de nossa pesquisa: o dinamismo potencialmente transformador que subjaz geometrias também pode transformar os modos de estar com elas, bem como o de tratá-las em sala de aula. Isso sugere variações epistemológicas e metodológicas na pedagogia escolar, o que permite, também, a projeção de múltiplas pedagogias geométricas, tais quais as que contemplam os software, abrindo possibilidades aos currículos escolares.


Palavras-chave


Filosofia; Geometria; Transformações Geométricas; Geometria Dinâmica

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp232

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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