Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp232Resumo
Buscamos aqui abrir em compreensões o cenário que comporta diversidade de geometrias, dizendo de suas origens junto à Geometria das Transformações. Tomada a geometria euclidiana como elementar, outras geometrias com base nela, ou nas que a sucederam, foram se constituindo mediante estudo de movimentos - dentre os quais o deslocamento e a projeção - que compreendem novas formas de conceber significados geométricos e, com efeito, novas geometrias. O movimento nessas constituições fez-se significativo, e, com base em suas potencialidades epistemológicas, articulamos, também, um ensaio para compreender a chamada Geometria Dinâmica, assim descrita por ser concebida em software que potencializam o movimento. Questionamos: há tratamentos geométricos mais afins que outros para ganhar ambiente em telas computacionais para software gráficos abertos? Valemo-nos da literatura para compreender as geometrias institucionalizadas; entendemo-las como potencialmente geradoras de outras geometrias. Essa busca permitiu-nos articulações que sustentam compreensões em torno de nossa pesquisa: o dinamismo potencialmente transformador que subjaz geometrias também pode transformar os modos de estar com elas, bem como o de tratá-las em sala de aula. Isso sugere variações epistemológicas e metodológicas na pedagogia escolar, o que permite, também, a projeção de múltiplas pedagogias geométricas, tais quais as que contemplam os software, abrindo possibilidades aos currículos escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).