Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11 (2016): Edição Especial: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
v. 11 (2016): Edição Especial: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Publicado:
2017-01-25
Edição completa
PDF/A
Editorial
Editorial
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Ana Paula Purcina Baumann
1-2
PDF/A
Artigos
Um panorama da Filosofia da Educação Matemática
Paul Ernest
3-20
PDF/A (English)
Filosofia, Educação e Matemática em uma relação íntima
Ubiratan D'Ambrosio
21-35
PDF/A
Significado em Educação Matemática: uma Questão Política
Ole Skovsmose
36-46
PDF/A (English)
Dos conteúdos de ensino à dinâmica do conhecimento: uma aventura pedagógica na “Floresta Matemática”
José Carlos Cifuentes
47-66
PDF/A
Apontamentos para uma antifilosofia da Educação Matemática
Carlos Roberto Vianna
67-76
PDF/A
Da duração situada: um estudo sobre historiografia, espaço e Educação Matemática
Marcelo Bezerra de Morais, Antônio Vicente Marafioti Garnica
77-95
PDF/A
Significados em Aulas de Matemática e em Outras Práticas: Problematizações a Partir da Virada Linguística
Denise Silva Vilela, Daniela Netto Scatolin Costa
96-116
PDF/A
Influências Filosóficas no Educar pela Pesquisa em Matemática
Luciano Sant'Ana Agne, João Batista Siqueira Harres
117-133
PDF/A
Teoria crítica e educação matemática centrada no estudante: buscando bases para a teoria educacional
Laynara dos Reis Santos Zontini, Dionísio Burak
134-148
PDF/A
Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]
Rosilene Beatriz Machado, Cláudia Regina Flores
149-161
PDF/A
Crises e Incompletudes, Multi-histórias Matemáticas
Isabel L. Cafezeiro, Ricardo Kubrusly, Ivan da Costa Marques, Narrira Lemos de Souza, Sicleidi Valente dos Santos Britto
162-177
PDF/A
Contribuições wittgensteinianas para a realização e a leitura de entrevistas envolvendo matemática nas práticas de engenheiros
Rejane Siqueira Julio
178-192
PDF/A
Percepção de Mudança, Computação e Ciências Formais
Orlando de Andrade Figueiredo
193-203
PDF/A
Um estudo sobre demonstração matemática por/com computador
Rosemeire de Fatima Batistela, Taís Alves Moreira Barbariz, Henrique Lazari
204-215
PDF/A
A concepção ontológica dos objetos matemáticos na teoria da objetificação
Severino Carlos Gomes, Bernadete Morey
216-231
PDF/A
Compreensões Filosóficas para Uma Alternativa do Pensamento Geométrico
Adlai Ralph Detoni, José Milton Lopes Pinheiro
232-243
PDF/A
Visão de Mundo Ecológica na Educação Matemática: tópicos de Teoria do Caos no estudo da função quadrática
Tânia Baier
244-255
PDF/A
Comunicação no Ciberespaço: diálogos acerca de Matemática
Rosa Monteiro Paulo, Miliam Juliana Alves Ferreira
256-267
PDF/A
Preocupações e Tendências Contemporâneas da Pesquisa em Etnomatemática presentes na Lista Eletrônica de Discussões do International Study Group on Ethnomathematics
Roger Miarka
268-282
PDF/A
Etnomatemática: possíveis convergências sobre a ideia de Jogos de Linguagem
Janaína Mendes Pereira da Silva, Regina da Silva Pina Neves
283-296
PDF/A
Professor, quem inventou a Matemática? Travessias de uma pergunta que se torna problema e um problema que inventa currículo
Sônia Maria Clareto
297-307
PDF/A
A tal da matemática: um problema?
Margareth Sacramento Rotondo, Fernanda de Oliveira Azevedo
308-316
PDF/A
A Hermenêutica em Educação Matemática: Compreensões e Possibilidade
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocrosky, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
317-327
PDF/A
Idioma
Português (Brasil)
English
Enviar Submissão
Enviar Submissão