Significados em Aulas de Matemática e em Outras Práticas: Problematizações a Partir da Virada Linguística

Autores

  • Denise Silva Vilela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Daniela Netto Scatolin Costa UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp96

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela discussão a respeito do significado e de aprendizagem. Um modo de analisar se o significado aprendido na escola se mantém em diferentes práticas seria observando estudantes em outras práticas não escolares. Este foi o procedimento da pesquisa cujo corpus foi constituído através da observação participante com um grupo de estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico está centrado na noção de aprendizagem situada de Jean Lave em que são considerados os aspectos sociais e o contexto em detrimento às abordagens estritamente psicológicas conhecidas no campo da Educação. Ao tema da aprendizagem situada foram agregadas discussões filosóficas relativas à concepção wittgensteiniana de significado nos usos, na prática da linguagem. A análise indicou a pertinência do referencial e que a situação influencia no modo de praticar a matemática. Neste sentido, a pesquisa não corrobora uma concepção de aprendizagem como posse, que fica associada à ideia de transferência de conhecimentos, em que o significado seria carregado de uma situação a outra. Assim, a presente abordagem favorece a compreensão da noção de aprendizagem situada de modo a problematizar aspectos da noção de aprendizagem.

Biografia do Autor

Denise Silva Vilela, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 1988), especialização em História da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1992), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp (1996) e doutorado em Educação Matemática pela Unicamp (2007). É docente da Universidade Federal de São Carlos, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar e colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PECIM). Líder do grupo EMAC, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar, membro do grupo interinstitucional PHALA e do HIFEM da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua principalmente nas áreas de matemática escolar, educação matemática e história e filosofia da matemática e da educação matemática. 

Daniela Netto Scatolin Costa, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação, na linha Educação em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação da UFSCar. Licenciada em Matemática - Habilitação Plena e especialista em Matemática Aplicada e Ciências. Membro do EMAC e do GEM, grupos de pesquisa em Educação Matemática do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Atualmente é professora III, Efetiva de Matemática, na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pesquisadora do GREFIC (Grupo de Estudos em Eficiência - Linha: Educação), coordenado pelo Professor Alexandre Pereira Salgado Junior (FEA-RP/USP). Tem ampla experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2017-01-25