Significados em Aulas de Matemática e em Outras Práticas: Problematizações a Partir da Virada Linguística

Denise Silva Vilela, Daniela Netto Scatolin Costa

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela discussão a respeito do significado e de aprendizagem. Um modo de analisar se o significado aprendido na escola se mantém em diferentes práticas seria observando estudantes em outras práticas não escolares. Este foi o procedimento da pesquisa cujo corpus foi constituído através da observação participante com um grupo de estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico está centrado na noção de aprendizagem situada de Jean Lave em que são considerados os aspectos sociais e o contexto em detrimento às abordagens estritamente psicológicas conhecidas no campo da Educação. Ao tema da aprendizagem situada foram agregadas discussões filosóficas relativas à concepção wittgensteiniana de significado nos usos, na prática da linguagem. A análise indicou a pertinência do referencial e que a situação influencia no modo de praticar a matemática. Neste sentido, a pesquisa não corrobora uma concepção de aprendizagem como posse, que fica associada à ideia de transferência de conhecimentos, em que o significado seria carregado de uma situação a outra. Assim, a presente abordagem favorece a compreensão da noção de aprendizagem situada de modo a problematizar aspectos da noção de aprendizagem.


Palavras-chave


Matemática Escolar; Transferência de Significado; Aprendizagem Situada; Jogos de Linguagem

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp96

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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