Significado em Educação Matemática: uma Questão Política

Ole Skovsmose

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp36

Por uma política de significado, me refiro às condições sociais, econômicas, culturais e religiosas na experimentação de significados. Também me refiro às várias camadas formadas por visões, suposições, pressuposições e preconceitos que podem construir algo como sendo significativo. Ao abordar diferentes políticas de significado na educação matemática, espero mostrar como o significado pode se tornar formatado. Para tanto, discuto uma interpretação baseada em foregrounds. A ideia básica é relacionar significados e foregrounds, reconhecendo a influência de uma série de fatores, e das experiências pessoais relacionadas a estes fatores, como elementos que moldam foregrounds. Políticas de significado podem ser analisadas com referência ao sexismo, racismo, instrumentalismo e engajamento político.


Palavras-chave


Política de Significado; Interpretação de Significado baseada em Foregrounds; Sexismo; Racismo; Instrumentalismo

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp36

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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