Um estudo sobre demonstração matemática por/com computador

Rosemeire de Fatima Batistela, Taís Alves Moreira Barbariz, Henrique Lazari

Resumo


O tema demonstrações matemáticas por/com computador surge do interesse em conhecermos o que um computador fomenta no trabalho do matemático. Isso nos levou à pergunta geradora desse estudo: como o computador pode ser utilizado pelos matemáticos na atividade de demonstrar? A partir daí, empenhou-se em conhecer acerca do significado de demonstração, do que é um computador e como ambas se interceptam na produção do matemático. Nesta busca compreendemos que o computador é aliado do matemático e muitas vezes em tarefas que não são diretamente demonstrar, quais sejam, em decomposição de problemas em casos específicos, verificação e teste de conjecturas, cálculos numéricos, simulações, processos de iteração, imagens gráficas, abordagens experimentais, entre outras. Além disso, compreendemos que o computador junto ao matemático no processo demonstrativo pode promover uma dinâmica de iniciar e reiniciar, no jogo de conjecturar e avançar. Desse modo, ele tem possibilitado a compreensão e a formulação de novos problemas e conjecturas, principalmente em casos com grande quantidade de cálculo. No entanto, mesmo realizando algumas tarefas, o computador nunca exime a presença criativa e a intuição do matemático no processo de demonstração.


Palavras-chave


Educação Matemática; Demonstração; Computador; Matemática

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp204

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.