Tendências no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental: abordagens evidenciadas em livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p145

Resumo

O artigo problematiza o modo como são abordadas as principais tendências no ensino de matemática em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. A análise seguiu a perspectiva qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo bardiniana, e tomou por foco de investigação a coleção Praticando Matemática, do 6.º ao 9.º ano, que foi a coleção com maior número de exemplares distribuídos na segunda edição do Programa Nacional do Livro Didático (no triênio 2014-2016), posterior à implementação do ensino fundamental de nove anos. Mediante a análise realizada foram evidenciadas três perspectivas, segundo as quais as tendências no ensino da matemática têm sido desenvolvidas: abordagem histórica para apresentação e/ou desenvolvimento de conteúdos matemáticos, possibilitando a percepção de que a matemática é uma criação humana situada num tempo e espaço dinâmico, que surge a partir de necessidades sociais humanas; situações matemáticas como contexto para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos, buscando aproximar a matemática escolar da matemática da sociedade e; situações investigativas como cenário de aprendizagem da matemática, as quais se constituem em atividades que oportunizem aos alunos participar na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Adriana Richit: Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM. E-mail: adrianarichit@gmail.com

Luana Angélica Alberti, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos