A essência da infinitude do conjunto dos números primos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p51

Resumo

Neste trabalho abordaram-se questões relacionadas à infinitude do conjunto dos números primos, entendidas originalmente como a não existência do maior desses números, foi demonstrada por Euclides (provavelmente o primeiro) por volta do ano 300 antes de Cristo, quando buscava caracterizar os chamados números perfeitos. Entretanto, para a matemática moderna, ainda é possível classificar os conjuntos infinitos quanto ao seu tamanho: “infinitos grandes” ou “infinitos pequenos”. Neste contexto, quão grande é o conjunto dos números primos? Na busca pela resposta a esta questão deparou-se com outras tantas demonstrações do teorema de Euclides, relacionando variadas áreas da matemática, que se buscou por bem revisitar a questão da infinitude dos números primos de maneira mais completa. Então, para responder estas questões, resgataram-se algumas dessas interessantes, importantes e engenhosas demonstrações.

Biografia do Autor

Luciana Maria Da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela UPE, Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação pela UFPE, Doutoranda em Ciências Geodésicas pela UFPR, Curitiba-PR, Brasil. Rua Capitão João Ribas de Oliveira, 415, Ap-23 Bl-B, Bairro – Guabirotuba, CEP-81510-350, Curitiba-PR, Brasil.

Esdras Jafet Aristides da Silva, Universidade de Pernambuco

Bacharel em Matemática pela UFPE, Mestre em Matemática pela UFPE, Doutorando em Educação Matemática pela UFPE. Professor na Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE/CMN), Departarmento de Matemática.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos