Análise geométrica do estudo das posições relativas entre reta e plano com o Geogebra

Rildenir Ribeiro Silva, Julia Anjos Igreja, Maxwell Oliveira Pereira de Oliveira, Polianna Geysa Rodrigues, Sandoval Alexandre Junior

Resumo


Este trabalho teve como ponto de partida viabilizar uma nova forma de se analisar e representar os resultados analíticos encontrados na resolução de problemas do estudo das posições relativas entre retas e planos, assunto este abordado em Geometria Analítica nos cursos de graduação das áreas de exatas como Matemática, Física, Química, Engenharias, Sistemas de Informação, etc. Nosso objetivo é dar um enfoque geométrico no desenvolvimento da resolução dos problemas de posição relativa entre reta e reta, reta e plano e plano e plano, onde este assunto é visto em muitas práticas pedagógicas apenas de maneira superficial, com um tratado teórico. As análises, com esta nova metodologia de ensino foi implementada durante as aulas de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica em laboratórios de informática do IFMA e da Faculdade FACAM, apresentando os conteúdos teóricos trabalhados em sala de aula com a aplicação do software Geogebra 5.0, para a verificação e validação dos resultados. Os estudos analíticos estão fundamentados em Boulos e Camargo (2005), principal referencial teórico adotado nos cursos de ensino superior das áreas de exatas. Utilizamos o software dinâmico, como uma metodologia alternativa, para auxiliar na complementação das atividades teóricas, almejando um pleno desenvolvimento deste conteúdo de nível superior, uma vez que tal dinamização do conhecimento pode ser inserida em diversas outras aplicações com este recurso, proporcionando novas possibilidades para o ensino e aprendizagem da Matemática e Geometria.


Palavras-chave


Ensino aprendizagem; Software dinâmico Geogebra; Geometria analítica

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p78

 

Indexadores, diretórios e base de dados:

 

 

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.