A prática Argumentativa Geométrica: da Intuição à Lógica Dedutiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p229Resumo
Este artigo descreve parte de uma pesquisa realizada com 17 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da Escola Estadual Prefeito Jaime Toledo, localizada no município de Caiana, no estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com intuito de verificar, de acordo com o modelo proposto por Balacheff (1987), o nível de prova geométrica encontrado nas argumentações desses alunos diante da necessidade de justificar uma determinada situação proposta; bem como analisar se partindo de uma atividade de prova experimental é possível que esses alunos desenvolvam uma melhor compreensão de uma determinada propriedade geométrica. Para a construção do experimento, utilizamos a atividade Engenharia de Grego adaptada do portal M³ Matemática Multimídia da UNICAMP. Os resultados obtidos mostram que as argumentações construídas encontram-se em um tipo de prova Pragmática, variando entre Empirismo Ingênuo e Exemplo Genérico e que a ausência de uma linguagem matemática mais avançada nessas argumentações está relacionada à falta de maturidade matemática. Verificamos, também, que a atividade proposta contribuiu de forma significativa na construção dos conceitos geométricos apresentados.Downloads
Publicado
2018-04-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).