A prática Argumentativa Geométrica: da Intuição à Lógica Dedutiva

Autores

  • Sabrina Alves Boldrini Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - unidade Carangola. http://orcid.org/0000-0002-7701-0173
  • Eliane Scheid Gazire Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p229

Resumo

Este artigo descreve parte de uma pesquisa realizada com 17 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino da Escola Estadual Prefeito Jaime Toledo, localizada no município de Caiana, no estado de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com intuito de verificar, de acordo com o modelo proposto por Balacheff (1987), o nível de prova geométrica encontrado nas argumentações desses alunos diante da necessidade de justificar uma determinada situação proposta; bem como analisar se partindo de uma atividade de prova experimental é possível que esses alunos desenvolvam uma melhor compreensão de uma determinada propriedade geométrica. Para a construção do experimento, utilizamos a atividade Engenharia de Grego adaptada do portal M³ Matemática Multimídia da UNICAMP. Os resultados obtidos mostram que as argumentações construídas encontram-se em um tipo de prova Pragmática, variando entre Empirismo Ingênuo e Exemplo Genérico e que a ausência de uma linguagem matemática mais avançada nessas argumentações está relacionada à falta de maturidade matemática. Verificamos, também, que a atividade proposta contribuiu de forma significativa na construção dos conceitos geométricos apresentados.

Biografia do Autor

Sabrina Alves Boldrini, Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG - unidade Carangola.

Departamento de Ciências Exatas - Matemática

Eliane Scheid Gazire, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas

Coordenadora do programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PUC/ Minas.

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos