Resolução de situações-problemas do campo conceitual multiplicativo: o cálculo relacional e o numérico

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n2p82

Resumo

Apresentamos os resultados de um estudo com o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no cálculo relacional e numérico na resolução de situações-problema do campo conceitual multiplicativo. Este estudo foi baseado na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990). Dentre os procedimentos metodológicos, 150 alunos de uma escola da rede pública estadual de Recife-PE foram solicitados a responder cinco situações-problemas; sendo duas de relação quaternária (proporção simples) e três de relação terciária (comparação multiplicativa e produto de medidas). Os resultados indicam um maior número de acertos na situação-problema do eixo proporção simples (partição). Enquanto as situações-problemas do eixo comparação multiplicativa (procura do referente) e a do eixo produto de medidas (combinatória) foram aquelas que os alunos apresentaram maior dificuldade em respondê-las. De modo geral, em todas as situações-problemas, as dificuldades dos alunos foram maiores no cálculo relacional que no cálculo numérico.

Biografia do Autor

Elisângela Bastos de Mélo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Área Métodos e Técnicas.

Isabela Fernanda Melo de Moura, Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco- campus Nazaré da Mata.

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos