Tendências metodológicas no ensino de matemática: ciclo de alfabetização

Autores

  • Fabrício Monte Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Elaine Correa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p273

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das principais tendências metodológicas no ensino de Matemática no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Para isso buscamos, em periódicos com sua denominação a palavra Matemática. Foram encontrados, de um total de 2591 artigos, 16 que tratavam de alguma tendência metodológica para o ensino de Matemática no ciclo de alfabetização. Para analise dos dados encontrados, utilizamos a análise de conteúdo que serviu para que encontrássemos três categorias de tendências metodológicas: 1) Materiais concretos e Jogos, 2) Modelagem Matemática e Resolução de Problemas e 3) Tecnologias. Além disso, percebemos a influência da formação de professores – inicial ou continuada – no desenvolvimento das tendências. Assim, concluímos que estas se encontram distribuídas de forma homogênea entre as três categorias citadas. Além disso, a formação dos docentes mostrou-se importante para o desenvolvimento das mesmas.

Biografia do Autor

Fabrício Monte Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG/UFSM/UFRGS/Unipampa; Mestre em Educação - FURG; Especialista em Educação, ênfase no ensino de ciência e matemática - UFPel e Licenciado em Matemática - UCPel.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205282T6

Elaine Correa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Engenharia da Produção. Professora da Universidade Federal de Rio Grande.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556970E6

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Matemática Aplicada. Professora da Universidade Federal do Rio Grande.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798317T2

João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772403Y2

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos