Tendências metodológicas no ensino de matemática: ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p273Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento das principais tendências metodológicas no ensino de Matemática no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental. Para isso buscamos, em periódicos com sua denominação a palavra Matemática. Foram encontrados, de um total de 2591 artigos, 16 que tratavam de alguma tendência metodológica para o ensino de Matemática no ciclo de alfabetização. Para analise dos dados encontrados, utilizamos a análise de conteúdo que serviu para que encontrássemos três categorias de tendências metodológicas: 1) Materiais concretos e Jogos, 2) Modelagem Matemática e Resolução de Problemas e 3) Tecnologias. Além disso, percebemos a influência da formação de professores – inicial ou continuada – no desenvolvimento das tendências. Assim, concluímos que estas se encontram distribuídas de forma homogênea entre as três categorias citadas. Além disso, a formação dos docentes mostrou-se importante para o desenvolvimento das mesmas.Downloads
Publicado
2018-11-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).