O caderno de um professor e as suas relações com o saber matemático

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p31

Resumo

Este texto analisa um caderno intitulado “Caderno de Prática, Rocha, SP, 1958”. Refere-se, provavelmente, a um material fruto de curso ministrado a professores dos primeiros anos escolares. Atém-se às páginas destinadas à “Metodologia da Aritmética”, pois há no Caderno várias outras rubricas escolares. Na análise, mobilizam-se categorias como “saber a ensinar”, “saber para ensinar”, “relação com o saber”, dentre outas. O estudo conclui pela existência de uma “matemática para ensinar ensinada” resultado das relações como o saber mantida entre a formação inicial e a docência. Em particular, revela como se constitui a “aritmética para ensinar ensinada” fruto de apropriações de propostas da modernidade pedagógica.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Adjunto Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat).

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos