A (re)formulação de tarefas de investigação matemática

Autores

  • Paulo Wichnoski UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p59

Resumo

Enfocamos neste artigo a (re)formulação de tarefas de matemática em tarefas de Investigação Matemática interrogando quais aspectos se mostram relevantes nesta ação. Para isso buscamos enunciar algumas perspectivas de reformulação assentando-nos nas ideias de Butts (1997). Recorrendo a dois exemplos desejamos oferecer ao professor de matemática um aporte teórico para a construção ou reformulação nesse contexto. Destacamos como encaminhamentos essenciais à reformulação, fomentar as conjecturas e perguntas que conduzam a mais de uma resposta, desprover o enunciado de informações, inverter a ordem do problema inicial, evitar prescrições demasiadamente diretivas e evitar o uso de conceitos herméticos e específicos da área. 

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

Paulo Wichnoski

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino, PPGEn, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Faculdade de Ampére - FAMPER. Nas atividades de pesquisa, dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. Nas atividades de docência, ministra aulas de cálculo diferencial e integral I eII, álgebra vetorial e geometria analítica.

Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE - Universidade estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Docente do Colegiado de Matemática (UNIOESTE). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn (UNIOESTE). Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM (UNIOESTE). Nas atividades de pesquisa dedica-se à Modelagem Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática. 

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos