Como analisar a questão crucial da compreensão em Matemática?

Autores

  • Raymond Duval Université du Littoral Côte d'Opale
  • Méricles Thadeu Morettti UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p1

Resumo

O desafio maior do ensino de matemática é fazer com que os alunos entrem na maneira de pensar e de trabalhar que é específica à matemática uma vez que é essa a condição que precede a toda aquisição dos conceitos em matemática. Mas, para isso é preciso analisar o modo matemático de pensar e trabalhar naquilo que tem de radicalmente diferente dos modos mais espontâneos de pensar e trabalhar em outros domínios do conhecimento. A teoria dos registros de representação semiótica é essencialmente um instrumento que foi elaborado para analisar a maneira de pensar e de trabalhar a matemática quaisquer que sejam os conceitos e domínios (geometria, álgebra, análise...) tratados. De certa forma, a atividade matemática possui dois lados: o lado que aparece quando se considera o ponto de vista matemático e outro lado que se revela quando se considera o ponto de vista cognitivo. Neste artigo, discute-se a importância e a necessidade de fazer com que os alunos se insiram no modo de pensar e de trabalhar que é específico à matemática. Para tanto, as seguintes questões serão abordadas:

– Como descrever a maneira de pensar e de trabalhar em matemática?

– A conversão de representações é o primeiro obstáculo à compreensão em matemática?

– O que significa “compreender matemática”?
– Os dois lados da atividade matemática são considerados no ensino e na pesquisa em educação matemática?

Biografia do Autor

Raymond Duval, Université du Littoral Côte d'Opale

Professor emérito da Université du Littoral Côte d'Opale, Dunquerque, França.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Traduções