Registros de Representação Semiótica e o conceito de inequação: análise do desempenho de licenciandos em matemática à luz da congruência semântica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p162

Resumo

Neste artigo, o objetivo foi analisar o desempenho de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática em atividades envolvendo o conceito de inequação do 1º grau com uma variável nos diferentes níveis de congruência semântica. A pesquisa desenvolvida teve como sujeitos 16 acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade pública do Estado do Paraná. Para coleta e análise dos dados, foram elaborados oito exercícios sobre o conceito de inequação do 1º grau com uma variável de modo que fosse aumentando o grau de dificuldade, com base nos três critérios de congruência semântica. Os resultados aqui apresentados evidenciam dificuldades dos acadêmicos especialmente referentes a exercícios cujos critérios de univocidade semântica terminal e correspondência semântica não são satisfeitos, contudo, apresentam também erros envolvendo operações de tratamento, tais como multiplicação, divisão, e propriedades do conceito de inequação. De modo geral, este estudo identificou um baixo desempenho dos acadêmicos neste instrumento de pesquisa, inclusive estudantes dos anos finais da graduação.

Biografia do Autor

Wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduado em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Campo Mourão. Atua na área de Educação Matemática, especificamente no campo da álgebra, com ênfase na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM. Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Bauru. Atua na área de Educação Matemática - ensino e aprendizagem de Matemática, abordando os seguintes temas: formação de conceitos geométricos, resolução de problemas e formação de professores que ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos