Exploring a broadcast list to reflect on mathematical knowledge for teaching in combinatory analysis

Authors

  • Elion Souza da Silva IFCE e UFRJ
  • Fabiana Chagas de Andrade CEFET-RJ E UFRJ
  • Jefferson Araújo dos Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p210

Abstract

This study focuses on mathematical knowledge for combinatorics teaching in basic education. According to the research literature in Mathematics Education, this topic is generally difficult to be understood by students (MOREIRA, ALVES, MAGINA, 2013) and a relevant topic for the mathematics teacher education (BORBA, 2010). In the light of the notions of Mathematical Knowledge for Teaching (BALL, THAMES, PHELPS, 2008) and Pedagogical Content Knowledge (SHULMAN, 1986), we outline a methodological itinerary of qualitative character, which consisted of sending a triggering problem – The Different Ways Problem (ANDREESCU, FENG, 2013, SILVA, 2017) – to different mathematics teachers through a broadcast list of the WhatsApp application, inviting them to reflect on resolution strategies for students in the classroom. Thus, our objective was to analyze these resolutions and discuss their knowledge, according to conceptual, didactic and pedagogical aspects. From this point of view, we verified that the teachers mobilized the different aspects of Mathematical Knowledge for Teaching. Finally, in simulating the resolution of this problem for the students, we found that the teachers were also able to resize (and reflect on) their knowledge, evidencing that they learn and theorize during their practice.

Author Biographies

Elion Souza da Silva, IFCE e UFRJ

Elion Souza da Silva é Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa de Ensino de Matemática: Saberes, Recursos e Práticas Matemáticas para o Ensino, orientado pela Profa. Dra. Ana Teresa de Oliveira e Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Mestre em Matemática pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), orientado pelo Prof. Dr. José Othon Dantas Lopes e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da UECE. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática, no Centre International D'Études Pedagogiques (CIEP) em Sévres-França durante abril e maio de 2013. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no Campus-IGUATU e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PGECM) do IFCE no Campus-FORTALEZA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. Leciona Matemática no Ensino Médio Integrado nos cursos de Nutrição e Dietética, Agropecuária, Agroindústria e Informática e também as disciplinas de Cálculo I e Cálculo II na Licenciatura em Química. É consultor ad hoc da Diretoria de Educação Básica (DEB) da CAPES e consultor do Ministério da Educação (MEC).

Fabiana Chagas de Andrade, CEFET-RJ E UFRJ

Atualmente é Doutoranda em Ensino de Matemática do PEMAT na UFRJ. Atualmente é professora efetiva do CEFET - RJ Uned Itaguaí, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e tutora à distância do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui Mestrado PROFMAT em Matemática pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professora assistente substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015.

Jefferson Araújo dos Santos, UFRJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Fez curso de Aperfeiçoamento para professores no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Tem experiência como tutor no ensino público e privado.

Published

2018-12-12

Issue

Section

Artigos