Explorando uma lista de transmissão para refletir sobre o conhecimento matemático para o ensino de análise combinatória

Autores

  • Elion Souza da Silva IFCE e UFRJ
  • Fabiana Chagas de Andrade CEFET-RJ E UFRJ
  • Jefferson Araújo dos Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p210

Palavras-chave:

Conhecimento matemático para o ensino, Conhecimento pedagógico do conteúdo, Formação de professores, Ensino de análise combinatória

Resumo

O presente texto versa sobre o ensino de análise combinatória na educação básica, o qual, de acordo com a literatura de pesquisa em Educação Matemática, é geralmente de difícil compreensão por parte dos alunos (MOREIRA, ALVES, MAGINA, 2013) e um tema relevante para a formação de professores de matemática (BORBA, 2010). Buscamos refletir e discutir os resultados de uma atividade formativa proposta a professores de matemática do Ensino Médio. À luz das noções de Conhecimento Matemático para o Ensino (BALL, THAMES, PHELPS, 2008) e de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (SHULMAN, 1986), delineamos um percurso metodológico de cunho qualitativo, que consistiu no envio de um problema disparador – O Problema dos Diferentes Caminhos (ANDREESCU, FENG, 2013; SILVA, 2017) – a diferentes professores de matemática, através de uma lista de transmissão do aplicativo Whatsapp. Os sujeitos deveriam refletir sobre estratégias de resolução para os alunos em sala de aula. Assim, nosso objetivo foi analisar essas resoluções e discutir suas condutas segundo aspectos conceituais, didáticos e pedagógicos. A partir desse cenário, constatamos que os professores mobilizaram os diferentes aspectos do Conhecimento Matemático para o Ensino, descritos e categorizados por Ball, Thames e Phelps (2008). Por fim, ao simular a resolução do referido problema para os alunos, constatamos que os professores também puderam redimensionar (e refletir sobre) seus saberes, evidenciando que os mesmos aprendem e teorizam durante a sua prática.

Biografia do Autor

Elion Souza da Silva, IFCE e UFRJ

Elion Souza da Silva é Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa de Ensino de Matemática: Saberes, Recursos e Práticas Matemáticas para o Ensino, orientado pela Profa. Dra. Ana Teresa de Oliveira e Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Mestre em Matemática pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), orientado pelo Prof. Dr. José Othon Dantas Lopes e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI) da UECE. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Matemática, no Centre International D'Études Pedagogiques (CIEP) em Sévres-França durante abril e maio de 2013. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no Campus-IGUATU e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PGECM) do IFCE no Campus-FORTALEZA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. Leciona Matemática no Ensino Médio Integrado nos cursos de Nutrição e Dietética, Agropecuária, Agroindústria e Informática e também as disciplinas de Cálculo I e Cálculo II na Licenciatura em Química. É consultor ad hoc da Diretoria de Educação Básica (DEB) da CAPES e consultor do Ministério da Educação (MEC).

Fabiana Chagas de Andrade, CEFET-RJ E UFRJ

Atualmente é Doutoranda em Ensino de Matemática do PEMAT na UFRJ. Atualmente é professora efetiva do CEFET - RJ Uned Itaguaí, lecionando disciplinas para os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção e tutora à distância do consórcio CEDERJ-UFF, no curso de Licenciatura em Matemática. Possui Mestrado PROFMAT em Matemática pela UNIRIO (2014), especialização em Novas Tecnologias do Ensino de Matemática (NTEM) do LANTE-UFF (2017) e licenciatura em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologias Digitais na Educação. Foi professora efetiva DE de Matemática do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professora assistente substituta do Departamento de Matemática Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de ter atuado nas redes estadual e municipal do RJ de 2011 a 2015.

Jefferson Araújo dos Santos, UFRJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Fez curso de Aperfeiçoamento para professores no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Tem experiência como tutor no ensino público e privado.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos