Influences of previous and contemporary epistemologists for the preparation of the theory of the conceptual fields of Gérard Vergnaud

Authors

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa http://orcid.org/0000-0002-9409-6140
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p250

Abstract

Knowledge is constructs that evolve and build the science conceived by the human being, being influenced by its time, its space and the inferences of previous and contemporary thinkers. Faced with this, the guiding question of this article was "What were the contributions of previous and contemporaries for the elaboration of Conceptual Field Theory?". Thus, this article aims to make a chronological reflection on influences that led Gerard Vergnaud to elaborate his Theory of Conceptual Fields. Establish relationships and influences, antecedents and contemporaries, to the culmination with the elaboration of Conceptual Field Theory and its importance for teaching. For that, a history and epistemological search of the influences of Rousseau, Kant and Lévi-Strauss for Piaget and, the influences of this one and of Vygotsky for Vergnaud is realized. In this way, this article is configured as a bibliographical research based on previously published materials. At the end, the connection between these thinkers is established, adding up several centuries from the birth of the first to the present day and a reflection where knowledge occurs in a constructive way collectively, even in very different time and social situations.

Author Biographies

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, metacognição e matemática, educação de jovens e adultos.

Published

2018-12-12

Issue

Section

Artigos