Influências de epistemólogos anteriores e contemporâneos para a elaboração da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud

Autores

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa http://orcid.org/0000-0002-9409-6140
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p250

Resumo

Os saberes são construções que evoluem e edificam a ciência concebida pelo ser humano, sendo influenciado por sua época, seu espaço e as inferências de pensadores anteriores e contemporâneos. Diante disso, a questão norteadora desse artigo foi “Quais foram as contribuições de anteriores e contemporâneos para a elaboração da Teoria dos Campos Conceituais?”. Assim, esse artigo visa fazer uma reflexão cronológica sobre influências que levaram Gérard Vergnaud a elaborar sua Teoria dos Campos Conceituais. Estabelecer relações e influências, antecedentes e contemporâneas, até a culminância com a elaboração da Teoria dos Campos Conceituais e sua importância para o ensino. Para tal, é realizada uma busca história e epistemológica das influências de Rousseau, Kant e Lévi-Strauss para Piaget e, as influências desse e de Vygotsky para Vergnaud. Desse modo esse artigo se configura como uma pesquisa do tipo bibliográfica por ter como base materiais já publicados. Ao fim, estabelece-se a ligação entre esses pensadores, que somam vários séculos desde o nascimento do primeiro até os dias atuais e uma reflexão onde o conhecimento se dá de modo construtivo coletivamente, mesmo que em situações de tempo e sociais bem distintas.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq.

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Admisnistração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1ª à 4ª série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática - GRUEPEM. Atualmente é Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM, doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC; coordenadora do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências do Polo UFMT-Cuiabá. É pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, avaliação da aprendizagem, metacognição e matemática, educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos